sábado, 3 de abril de 2010

Brigadeiro de Microondas

Gente, essa receita é muuuito boa. O brigadeiro fica no ponto, durinho, macio, beeeeeeem gostosinho! É mais rápido que no fogão e sem sujeira.

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó.  (Pode ser achocolatado também, porém ele fica mais branquinho).
  • 1 colher (sobremesa) de margarina
  • Granulado
 Modo de Preparo:
  • Coloque todos os ingredientes, menos o granulado, numa tigela para microondas. (É importante que a tigela seja bem funda, com as bordas altas, pra que não derrame.)
  • Mexa bem os ingredientes antes de levá-los ao microondas.
  • Deixe cozinhar de 7 a 8 minutos, dependendo da potência do seu aparelho, ou, se tiver, aperte na tecla Brigadeiro. De mais ou menos 1 e 1 minuto, misture bem com uma colher. Tem gente que gosta mais molinho, então é só deixar menos tempo.
  • Quando terminar, você pode pensar que deu errado, mas basta misturar pra que você perceba que não. Depois de misturar, ele ficará com uma massa bem homogênea, macia, uma Delícia!
  • Daí, é só deixar esfriar um pouco pra fazer as bolinhas e pôr os granulados.



A História do Brigadeiro

O nome do doce é uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes. Nos anos de 1946 e 1950, o militar candidatou-se à presidência da República pela UDN. Pelo físico avantajado e boa aparência, o candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura.

O doce foi criado durante a primeira campanha do candidato à presidência, pela conservadora UDN, logo após a queda de Getúlio Vargas. A guloseima feita de leite, ovos, manteiga, açucar e chocolate tanto agradou que, numa das festas de campanha, sua esposa fez o doce para arrecadar fundos. Há outras versões bastante similares a essa sobre a origem do nome do doce: Mulheres do Rio de Janeiro, engajadas na candidatura de Eduardo Gomes, faziam "negrinhos" que vendiam para ajudar o fundo de campanha; outros diziam que Heloísa Nabuco, de tradicional família carioca que apoiava o brigadeiro, criou um tipo de doce, ligeiramente diferente da versão atual, e o denominou com a patente do candidato preferido.

Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o "docinho do Brigadeiro". Com o tempo o nome de "brigadeiro" acabou sendo dado ao doce (mais tarde feito com leite condensado). Apesar do apoio recebido, a eleição foi vencida pelo então general Eurico Gaspar Dutra.

Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brigadeiro_%28doce%29

Um comentário:

  1. Hoje eu queria comer uns 20 desses!! Dia estressante combina com brigadeiro!!!
    Adoro os granulados coloridos!
    Bjs

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!